Projeto «Os Anos Incríveis» no Centro Comunitário Central
No passado dia 22 de abril o Centro Comunitário Central iniciou um projeto de sessões quinzenais de promoção da competência social e emocional da criança, com algumas mães que se mostraram interessadas em aprender algumas estratégias para conseguirem lidar com algumas dificuldades inevitáveis da infância.
Cada criança é uma criança e cada família é uma família.
Todas as crianças têm os seus comportamentos menos bons pelas mais variadas razões, nomeadamente, para chamar a atenção, para desafiar, para obterem o que querem, entre outras.
Nem sempre os comportamentos mais difíceis são sinónimo de algum problema de desenvolvimento e é importante que os pais olhem e escutem as suas crianças. A rotina é o que é, o tempo é pouco, mas nesse pouco tempo alguns minutos para ouvir os mais novos, podem ser importantes para a compreensão de determinado comportamento.
Também é importante salientar que as crianças são como que o “espelho” da dinâmica familiar e que, por vezes, os seus comportamentos são o reflexo do que se passa entre os seus adultos de referência.
O grande objetivo desta formação é o de mostrar às famílias formas e estratégias de lidar com as birras, de impor alguns limites e de evidenciar a importância da recompensa.
As partilhas pessoais de cada uma das mães presentes, potenciarão o surgimento de outros temas pertinentes, no decorrer destas sessões quinzenais.
Após o término das mesmas, o objetivo foi passar a mensagem de que todos os pais erram e que não existem filhos perfeitos.