Fenómeno DANA em Valência - Espanha
A gota fria ou DANA de 2024 em Espanha refere-se ao desastre natural causado por uma depressão isolada em níveis elevados que começou a 29 de outubro de 2024 em Espanha.
Na terça-feira, 29 de outubro, uma série de chuvas teve início na cidade de Valência (sudeste da Espanha). Em poucas horas, o equivalente a um ano de chuva caiu nalgumas áreas, causando grandes inundações que varreram cidades inteiras, isolando milhares de pessoas. As chuvas, que vieram acompanhadas de ventos fortes e tornados, deixaram mais de 200 mortos e dezenas ainda estão desaparecidas devido à subida das águas.
Na Comunidade Valenciana existem dois corpos (igrejas) do Exército de Salvação. Embora nenhuma delas tenha sido afetada pela catástrofe climática, as cidades mais afetadas pelo fenómeno estão muito próximas delas. E por esta razão, um grupo composto por Oficiais (Ministros de Culto), Soldados (membros) e voluntários do Corpo de Denia e Alicante estão a trabalhar desde os primeiros dias para levar ajuda em colaboração com a Câmara Municipal de Denia.
O Exército de Salvação abriu as suas portas desde o primeiro momento para que os moradores trouxessem roupas, água e alimentos que mais tarde seriam distribuídas pelas autoridades autorizadas, uma vez que inicialmente não era permitido entrar nas áreas do desastre, devido ao difícil acesso com as ruas fechadas, carros empilhados e lama por toda a área. A ajuda também foi prestada noutro local aberto pelas autoridades de Denia para ampliar o espaço e poder receber mais doações.
O alerta de novas chuvas e possível perigo manteve-se até domingo. No entanto, conseguimos entrar em contato com uma família que conhece o Exército de Salvação que mora na região e através deles conseguimos aproximar-nos da comunidade e prestar ajuda direta às vítimas e sobreviventes.
O Exército de Salvação através do Quartel Territorial e sob a organização in loco do Capitão Luigi Muedas, Major Jenniffer Beltrán, Major María del Mar de la Iglesia e Major Luis Romera estão a organizar diferentes brigadas entre todos os Corpos de Espanha e Portugal para irem prestar apoio nestes momentos de tanta dor e desolação.
Muitas famílias estão a pedir ajuda e até agora foi possível distribuir: 500 litros de água, remédios, galochas, ferramentas para retirar lama das suas casas, produtos de higiene pessoal, itens para crianças e bebés, uma tonelada de alimentos não perecíveis e 80 litros de lixívia.
A ajuda é fornecida graças a doações do Exército de Salvação local e internacional. Agradecemos aos soldados e voluntários de ambos os Corpos que imediatamente se colocaram à disposição dos Oficiais para serem orientados durante todo o processo.
Do Território de Espanha e Portugal agradecemos ao General e à sua equipa do Departamento da Europa a sua preocupação, orações e disponibilidade para apoiar.
Pedimos oração em nome daqueles que têm de lidar com a perda de entes queridos e perdas materiais. Oramos pela resiliência, fé e esperança necessárias para seguir em frente. Pedimos o vosso apoio em oração por aqueles que trabalham incansavelmente no trabalho de resgate, limpeza e assistência às vítimas.
Estamos a recolher alimentos e produtos para ajudar as vítimas das cheias em Valência e cidades vizinhas.
O prazo limite de entregas dos donativos é até Sábado, dia 9 de novembro.
Para mais informações ou outras formas de ajuda ligue para 21 780 29 30 ou envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
O que precisamos:
Água, Alimentos não perecíveis, Repelente, Produtos de higiene, Produtos de limpeza (Detergente para a roupa, Detergente para loiça, etc), Algodão, Gaze, Luvas e Botas para chuva.
Pontos de recolha:
Lisboa:
- Bazar Solidário Chelas
Rua Rui de Sousa, Lote 65A - Loja C 1950-253 Lisboa
Quarta-feira a Sábado - das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 - Corpo de Lisboa
Rua Capitão Roby 10 - 1900-111 Lisboa
Quarta-feira, Sexta e Sábado - das 09:00 às 16:00 - Sede
Rua Dr Silva Teles N. 16 r/c 1050-080 Lisboa
Quarta-feira a Sexta-feira - das 09:00 às 17:00
Porto:
- Centro Comunitário do Porto
Rua Direita de Campinas, 163 4100-206 Porto - Ramalde
Quarta-feira a Sexta-feira - das 09:00 às 17:00
Sábado - das 10:00 às 13:00