Promoção à Glória - Comissário Carl Severin Eliasen
O Quartel Internacional do Exército de Salvação (IHQ) informa, com pesar, o falecimento do Comissário Carl Severin Eliasen, promovido à glória no dia 13 de agosto, na cidade de Atibaia, São Paulo, Brasil.
O Comissário Eliasen nasceu no Brasil a 28 de março de 1932, filho do Comissário Hjalmar Eliasen, um missionário dinamarquês. Entrou no Colégio Internacional de Cadetes em Londres, na “Sessão dos Intercessores”, a 1 de agosto de 1950, sendo comissionado Oficial do Exército de Salvação a 25 de maio de 1951, com o posto de Tenente.
O Comissário Carl Eliasen foi um pioneiro, ao lado da sua esposa, a Comissária Mary Eliasen, no início do trabalho do Exército de Salvação em Portugal em 1972 e no Nordeste do Brasil em 1983. A sua mensagem na reunião de boas-vindas “Santidade ao Senhor” durante a sua nomeação como Chefe Territorial do Brasil em 1980 deixou um impacto duradouro.
Segue a nota de pesar do Tenente-coronel Rafael Giusti.
“Agradecemos a Deus pela vida e ministério do Comissário Eliasen e sua esposa, que foram instrumentos de Deus para a obra em Portugal. Agradecemos a Deus pelos seus anos de serviço nas terras portuguesas e pelo seu testemunho cristão nos inícios da Obra Salvacionista neste país. Desde Lisboa, Portugal, enviamos uma saudação fraternal aos seus familiares e amigos e pedimos a Deus que console os seus corações com a segurança de saber que eles estão na presença de Deus e a desfrutar do seu amor e da sua paz.”
Tenente-coronel Rafael Giusti
Chefe Territorial de Espanha e Portugal
Abaixo seguem algumas palavras retiradas do livro que o Comissário Carl Eliasen escreveu – Energia Vertical Para Expansão Horizontal – durante os anos que esteve, em Portugal.
“Nunca me esquecerei dos meus sentimentos quando o avião estava a aproximar-se de Lisboa e eu via, pela primeira vez, a terra que seria o nosso campo de trabalho. De repente, uma sensação de pânico apoderou-se de mim, e as minhas pernas começaram a tremer; peguei, então, na minha pasta e de lá retirei um livreto com leituras diárias, escrito pelo Comissário S. Brengle. A primeira página trouxe-me este versículo do Salmo 27:14, que se tornou a nossa força durante os seguintes 5 anos e meio: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” … e o pânico desapareceu!”