Fim-de-semana com os Cadetes - Casa Bela Vista
De 14 a 18 de fevereiro, os Cadetes da sessão Defensores da Justiça estiveram em Portugal para receber dois seminários diferentes.
Durante a primeira parte, receberam o seminário de Santidade, realizado pelo Major Maruilson Souza, diretor do Colégio de Cadetes, em Moçambique.
Na segunda parte da semana, os cadetes receberam o seminário de Angariação de Fundos, orientado pelos Majores Filipe e Anabela Gonçalves - Oficial de Programas e Oficial de Finanças.
Durante o seminário de santidade, os cadetes aprenderam sobre a santidade numa perspetiva interdisciplinar (bíblica, wesleyana e salvacionista).
Durante as várias sessões, os temas foram: a santidade no Antigo Testamento (nos profetas), a santidade nos evangelhos, a santidade na perspetiva wesleyana e a teologia de Brengle, Coutts, Gowans, Larson, terminando com a construção de uma teologia da santidade para o século XXI.
O Major Maruilson apresentou uma excelente mensagem, no domingo, durante o culto de santidade, motivando os cadetes e oficiais presentes, sobre como ter uma santidade que faz a diferença onde quer que estejam.
A Major Francisca, partilhou o seu testemunho de como Deus a tem sustentado durante a sua estadia em Moçambique, um ministério e um país com muitas necessidades.
Durante o segundo seminário, os cadetes aprenderam as diferentes formas de angariar fundos para continuar o ministério onde se encontram.
Os Majores Gonçalves partilharam, a partir da sua experiência, a necessidade de formar uma equipa entre a igreja e os oficiais e ser um exemplo para as outras organizações. Foi referida a necessidade de serem objectivos com a comunidade, para saberem quais os recursos que podem obter e usá-los intencionalmente e para valorizarem o que têm.
Foi, também, ensinada a importância do dinheiro no EdS para a sustentabilidade financeira, o desenvolvimento de programas, o impacto social, a capacidade de resposta a emergências, a inovação e adaptação e a consciencialização, bem como as fontes de financiamento. Por último, a importância de "identificar os doadores na comunidade, saber selecionar, cultivar uma boa relação, convocar e saber reter os doadores para o futuro".
Foi um período enriquecedor para o desenvolvimento destes futuros oficiais.