História do Exército de Salvação em Portugal - Os Anos Iniciais (1960-1977)
No passado mês de dezembro foi lançado o livro História do Exército de Salvação em Portugal – Os Anos Iniciais (1960-1977) escrito pelo Major Alberto Serém – Oficial do Exército de Salvação, reformado – no qual o autor conta a história dos anos iniciais do Exército Salvação em Portugal.
Este livro pode ser adquirido em papel através da Sede do Exército de Salvação em Portugal, enviando um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Como o título indica, conta a história dos anos iniciais do Exército Salvação em Portugal, desde o início ‘espontâneo’ nos arredores do Porto, passando pela chegada dos Majores Eliasen, até à sua saída, em meados de 1977. Este livro vem na celebração dos 50 anos do Exército de Salvação em Portugal.
Ao longo das suas 374 páginas – das quais 48 são só de fotografias, a maioria delas inéditas – são descritos os principais desenvolvimentos do movimento, desde a adesão do grupo inicial no norte até à sua separação, bem como a implantação do Exército em Lisboa, seu crescimento e desenvolvimento. Tudo fundamentado com uma sólida pesquisa nos diversos arquivos (estatais e outros). Atendendo ao envolvimento que houve com praticamente todas as denominações, o interesse desta obra vai para além do Exército de Salvação, abarcando a comunidade evangélica e protestante.
De interesse poderão ser os concisos contextos (políticos, sociais, económicos, religiosos, etc.), destas duas décadas no mundo e, em especial, em Portugal, quando o país passou de uma ditadura para a democracia, dando um enquadramento que ajudará a compreender as circunstâncias em que o Exército de Salvação ‘abriu fogo’ em terras lusitanas há 50 anos atrás. Apesar de ser a história do Exército de Salvação em Portugal, há diversos outros países salvacionistas referidos (nomeadamente: Espanha, EUA, Nova Zelândia, Suíça, Angola, Reino Unido e, em grande abundância, o Brasil).
Combinando neste trabalho temas muito sérios (todo o processo de legalização que envolveu a própria Aliança Evangélica, ou a actuação da PIDE/DGS, por exemplo), com episódios mais leves mas que também fazem parte da história das grandes instituições.
Nas Notas de Fim são dadas informações complementares, que incluem mini-biografias de algumas das figuras mais relevantes da comunidade evangélica e protestante em Portugal daquele tempo.
Prefácios pelo Presidente da Aliança Evangélica Portuguesa, Comissário Torben Eliasen e o Chefe do Comando de Espanha e Portugal.