O Exército de Salvação da Roménia ajuda os refugiados que chegam à fronteira entre a Ucrânia e a Roménia
O Exército de Salvação na Roménia está a avaliar a situação e a responder conforme necessário.
Três oficiais, incluindo o Capitão Ionel Sandu, juntamente com o Capitão Yanick Termignone e o Tenente Emil Ghenea, carregaram na manhã de sábado, 26 de fevereiro de 2022, uma carrinha com artigos doados. Dirigiram-se de Bucareste para Siret no norte, uma das entradas fronteiriças entre a Ucrânia e a Roménia.
A equipa já assistiu mais de 50 refugiados com água, lanches, cartões SIM, brinquedos para crianças, luvas, gorros e cobertores. Depois de conduzir 6 horas para norte, a equipa não conseguiu chegar diretamente à fronteira, pelo que fez o resto do caminho a pé para chegar à fronteira, percorrendo mais de 3,5 km. Depois de mais de 21 horas de trabalho, às 3:45 da manhã, os Oficiais (Ministros de Culto) encontraram um lugar para dormir durante algumas horas num abrigo para refugiados, num centro social da Eagle House.
Em Iași, na Roménia, perto da fronteira com a Moldávia, a Oficial Dirigente (Ministra de Culto), Major Lilia Cojucari, preparou e arranjou alojamento para 10 famílias de refugiados passarem a noite.
Agradecemos a todos o apoio das comunidades romena e internacional pelo reforço da ajuda aos refugiados que entram no país.
Para mais informações sobre a ajuda à Ucrânia a partir da Roménia, podem visitar o site www.armatasalvarii.ro.
Podem encontrar imagens e vídeos do trabalho da Roménia com refugiados ucranianos em flickr.com/armatasalvariiromania.
SIRET, Roménia (27 de fevereiro de 2022)