Invasão da Ucrânia: palavras do Líder do Comando de Espanha e Portugal
O Exército de Salvação é um movimento internacional com presença na Ucrânia há muitos anos, bem como em países vizinhos. Porque já fazemos parte das comunidades que servimos, estamos no terreno e prontos para responder e servir de imediato em momentos de necessidade como o que está a decorrer.
À luz da crise atual, o Exército de Salvação está a trazer esperança e conforto para famílias deslocadas e indivíduos que foram afetados por esta crise. De momento, eles estão a receber comida, abrigo e cuidados espirituais.
Onde a segurança permite, o Exército de Salvação da Ucrânia fornece comida, roupas, cobertores, apoio psicológico e espiritual para aqueles que foram deslocados das suas casas e procuram refúgio. Conforme fomos informados, o Exército de Salvação na Ucrânia comprou e distribuiu ajuda para 60 famílias refugiadas.
O Exército de Salvação na Moldávia abriu uma linha direta 24 horas por dia, 7 dias por semana, para oferecer ajuda aos refugiados.
O líder internacional do Exército de Salvação, General Brian Peddle, convocou o Exército de Salvação em todo o mundo para orar pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Num comunicado no fim de semana, ele disse: “Peço a todos os salvacionistas e amigos cristãos que se unam em oração pela situação na Europa. Compreenderão que estou profundamente preocupado com a nossa expressão, estabelecida, da missão do Exército de Salvação na Rússia e na Ucrânia".
“Estive em contato com os nossos líderes e garanti-lhes o nosso apoio através da família internacional. O Exército de Salvação é supervisionado no nosso escritório na Moldávia, onde o Coronel Kelvin Pethybridge atua, com a sua equipa, como Líder do Território do Leste Europeu.”
Refere: “O lema da missão para este ano é ‘Fé e Coragem’ e os nossos Oficiais (Ministros de Culto) e Soldados (membros), estão a viver isso, mesmo em plena guerra. Eles já estão a servir, a alimentar, a abrigar pessoas e a mobilizarem-se para dar apoio prático e espiritual aos necessitados”. O Coronel Kelvin Pethybridge salienta que estão a reivindicar as palavras do Salmo 46, que começa: “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto, não temeremos, ainda que a terra se mova, e os montes se movam para o coração do mar; Embora as suas águas rujam e sejam agitadas, e os montes estremeçam por causa da sua onda.”
O General Peddle apresentou alguns pontos concretos em torno dos quais se deve concentrar a oração, dizendo: “Por favor, orem pela paz neste momento difícil; orem pela segurança daqueles que estão a fugir e pelos que já estão deslocados; orem por um acolhimento adequado dos países vizinhos; orem pela fé e pela coragem para cada cristão e especialmente para os nossos oficiais e soldados; orem pelo fim da batalha para que a ameaça à vida não seja mais uma realidade; e orem para que os líderes encontrem uma maneira de dialogar e de tomar uma decisão pacífica”.
Tenente – Coronel Rafael Giusti
Chefe em Comando de Espanha e Portugal - Exército de Salvação