Fotografias com História - O Exército de Salvação em Portugal - 4
O passo seguinte foi a formação de forças musicais. Criada em Abril de 1973, pela capitã Olga Liedtke, a Brigada de Pandeiretas veio trazer outro colorido às reuniões e às visitas às diversas igrejas.
Para além de terem um fundamento bíblico, as blusas vermelhas e o ritmo com que as jovens tocavam as pandeiretas a acompanhar marchas salvacionistas prendia a atenção de todos.
Também no ar-livre eram de grande atração. Inicialmente eram quatro (Maria José Leitão, Teresa Granjeia, Gabriela Santos e Isabel Granjeia), mas ao fim de um ano foram acrescentadas mais quatro meninas (carinhosamente chamadas mini-pandeiretas).
Outro progresso musical importante foi a criação da primeira Banda, em Novembro de 1975, após meses de ensino e prática, acrescentando um cariz mais salvacionista às reuniões, incluindo o acompanhamento musical dos cânticos.
A Banda veio também dar outra expressão às reuniões ao ar-livre na Alameda D. Afonso Henriques (que entretanto se tinham iniciado), atraindo muitos passantes que ficavam a escutar a música e a assistir à reunião.
Major Alberto Serém
Foto 1 – A Primeira Brigada de Pandeiretas – Abril 1974
(da esquerda para a direita) Raquel, Isabel Granjeia, ????, Anabela, Ana Paula Faia, Gabriela Santos, Teresa Granjeia, Maria José Leitão, sra. Major Maria Eliasen.
Foto 2 – A Primeira Banda – Janeiro 1976
(da esquerda para a direita) Major Carl Eliasen, João Tavares, Joaquim Granjeia, Isabel Granjeia, Nuno Matos, Torben Eliasen, Teresa Granjeia, Vítor Ferreira, Ângelo Ferreira, Alberto Serém e Capitão Hartmut Liedtke.