Projeto «Informática Solidária», em São Brás de Alportel, recebe atribuição de Insígnia Municipal de Valor e altruísmo
Os momentos difíceis que atravessamos, em tempos de Covid-19, levaram a que muitos bons cidadãos, organizações e empresas usassem dos seus recursos e vontade de ajudar o próximo, a criarem formas de ajudar quem mais necessita.
As iniciativas bondosas e os bons projetos nascem da simples vontade de colmatar uma necessidade do momento, e quando alguns amigos e parceiros se unem num só propósito, faz toda diferença no realizar do que parecia impossível, pelas suas comunidades.
O projeto “Informática Solidária” nasceu de uma necessidade de ajudar as crianças e jovens carenciados da comunidade de S. Brás de Alportel, a terem uma ligação à escola, durante o período de confinamento obrigatório.
A escola e os alunos tiveram de se adaptar à exigência do momento e, em tempo recorde, e com poucos recursos à disposição, as autoridades locais, o agrupamento escolar, e benevolentes patrocinadores procuraram fazer o que parecia ser impraticável por estes alunos e suas famílias.
Inicialmente, este projeto tinha por objetivo procurar obter patrocinadores para cada computador, para depois virem a ser oferecidos a cada aluno carenciado, mas após conversar com o meu amigo Tiago Nascimento, CEO da empresa SulOffice, surgiu a ideia de reparar e recondicionar alguns desses computadores que tínhamos em casa e na sua loja em São Bras de Alportel, e assim de forma urgente iniciar este apoio essencial às crianças e jovens do concelho.
Rapidamente, e em sintonia, a Vereadora da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Dra. Marlene Guerreiro, o Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. João Rosa, assim como a Diretora do Agrupamento Professora Nídia Amaro, com as suas respetivas equipas e voluntários juntaram-se à iniciativa e assim se iniciou uma equipa de “Informática Solidária”.
A campanha de recolha de computadores usados, foi impulsionada e lançada pela Vereadora no município em vários mídia e jornais, a fim de anunciar os vários pontos de entrega e depois encaminhá-los para a SulOffice, de modo a serem recondicionados e reparados (a custo zero) e posteriormente entregues ao agrupamento.
De seguida, coube ao agrupamento a entrega dos computadores a mais de 30 crianças e jovens carenciados, permitindo o acesso aos seus professores e respetivas aulas online.
O lema, "Em São Brás, nenhuma Criança fica para trás", ganhou força entre vários amigos, particulares e empresas, de todo o Algarve, em poucas semanas, o acesso à escola virtual tornou-se possível.
“Aquele computador ou tablet que já não usa ou que está avariado pode fazer a diferença na vida escolar de uma criança do nosso concelho, durante este período de pandemia e isolamento social em que o ensino recorre às novas tecnologias!”
Sem o apoio e doações dos vários beneméritos, parceiros e empresas, os objetivos teriam sido impossíveis de alcançar, e por isso, um enorme obrigado pelas vossas doações de equipamentos.
Em ocasião da Cerimónia de Celebração do 106º Aniversário do Conselho de São Brás de Alportel [vídeo, a partir da 1h14m22s], este projeto mereceu, por parte do Município, um reconhecimento pela atribuição de uma insígnia Municipal de Valor e Altruísmo, aos mentores do Projeto, Capitão Luis Viriato, Oficial do Exército de Salvação em São Brás de Alportel, e ao CEO da empresa Suloffice, Tiago Nascimento, assim como um enorme reconhecimento e agradecimento aos patrocinadores pelo seu esforço coletivo.
“Estamos e estaremos dispostos a ajudar a nossa comunidade e a fazer de São Brás de Alportel, uma comunidade cada vez melhor... o nosso muito obrigado!” (Tiago Nascimento)
Artigo escrito pelo Capitão Luis Viriato