25º Aniversário do CAT para a Pessoa Sem Abrigo
No passado dia 18 de março, o Centro de Alojamento Temporário para a Pessoa Sem Abrigo (CAX) do Exército de Salvação, em Xabregas, comemorou o seu 25º aniversário.
25 anos de luta intensa contra a pobreza e a exclusão social de pessoas em situação de Sem Abrigo.
Acerca da importância do que foi festejar este dia no CAX, seguem umas breves palavras da Equipa Técnica.
“Uma pessoa em situação de exclusão social pode ter um lugar para dormir, comida para se alimentar, roupa para se vestir, assistência técnica ao seu dispor, mas ainda assim continuará na pobreza e perpetuará o paradigma da sua vida se não mudar de mentalidade.
A mentalidade é o principal fator de exclusão e de pobreza humana. Todos nós temos habilidades, capacidades e talentos que desenvolvemos ao longo da vida e outros, ainda, por descobrir.
Não é necessário grande esforço para achar em cada uma das pessoas que passa pelo Centro de Alojamento um potencial enorme e uma capacidade incrível de criar valor, de aproveitar recursos e de construir um projeto de vida. Difícil é fazer com que a pessoa acredite que tem valor e que, em si mesmo, tem recursos pessoais para “dar a volta por cima”. Portanto a mentalidade é um fator de bloqueio.
O trabalho que desenvolvemos no Centro de Alojamento nos últimos 25 anos não se restringe por isso a suprir as necessidades básicas dos seus beneficiários, mas temos uma equipa de funcionários que trabalha para reinserir socialmente e profissionalmente as pessoas que nos chegam com diversas carências, com altos níveis de ansiedade, stress e incerteza, e que carregam uma fragilidade emocional muito grande, fruto das vivências e experiências que provocaram o contexto de exclusão.
Portanto, há um esforço conjunto que está presente em todas as atividades, atendimentos, sessões de formação, ateliês para provocar uma mudança de mentalidade, porque sem mudança de mentalidade também não há mudança de paradigma. É preciso abrir a mente, desafiar a sair da zona de conforto, "pensar fora da caixa" valorizar e afirmar o potencial de cada um, corrigir comportamentos e calibrar autoestima.
São 25 anos de dedicação de várias pessoas a servir o próximo, seguindo o maior exemplo e inspiração que temos, na pessoa bendita de Jesus Cristo.”