Ateliê Pica-Pau no Centro de Alojamento de Xabregas
O Centro de Alojamento Temporário para a Pessoa Sem-Abrigo do Exército de Salvação, em Xabregas (CAX) tem um ateliê de carpintaria a que deu o nome de Pica-Pau.
Através deste ateliê, os utentes deste Centro fazem a recuperação de madeira usada com o objetivo de a reutilizar como matéria-prima para as peças de mobiliário que produzem: mesas, cadeiras, bancos, canteiros, entre outros. A madeira é maioritariamente de paletes encontradas no lixo ou oferecidas, depois de muito usadas.
O lema deste ateliê é: "madeiras renovadas, vidas transformadas". Através deste, é dada uma nova vida e um novo propósito às madeiras que antes eram "lixo" e que, depois de muito trabalho, investimento e técnicas aplicadas, tornam-se peças de mobiliário únicas, úteis e apreciadas.
O mesmo tem uma pedagogia associada, no mesmo sentido, à vida dos utentes do CAX. Quer isto dizer que, depois de passarem por uma "reciclagem interior” e um tratamento adequado das suas competências pessoais e sociais, é possível integrarem-se novamente na sociedade e construir um futuro com novo propósito.
Tal como estas madeiras transformadas, também eles se sentem “peças” únicas, úteis e apreciadas nas comunidades que integram.