juntos servindo o proximo

Alerta

Joomla\CMS\Filesystem\Folder::create: Caminho não está nos caminhos open_basedir.

Notícias do Centro Comunitário Central

O Bazar Social do Exército de Salvação e a Economia Solidária

 bazar social exercito de salvacao economia solidaria

No dia 22 de novembro a Capitã Marta Governo esteve presente no painel de discussão “Economia Solidária e Reutilização de Recursos em Portugal: que Caminhos?”, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, para falar um pouco sobre as lojas sociais que o Exército de Salvação tem espalhadas pelo mundo. Também no painel esteve um representante da REMAR e na plateia esteve a Cátia Alves (Assistente Social do Centro Comunitário Central do Exército de Salvação) e a Dra. Joana Xavier da Valorsul que apresentou o projeto “Toneladas de Ajuda”. Este evento decorreu na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.

Este convite surge no seguimento das entrevistas realizadas pela Dra. Andreia Barbosa, no âmbito da sua tese de mestrado na área da Economia Solidária, à Dra. Cátia Alves e D. Natividade Gonçalves (responsável pelo Bazar Social de Chelas do Centro Comunitário Central do Exército de Salvação).

As lojas/bazares sociais potenciam a reutilização de bens que já não servem para umas pessoas mas que ainda podem ser muito úteis para outras e a preços mais acessíveis. Para além de se dar uma nova oportunidade aos bens também estamos a dar oportunidade a famílias mais carenciadas de ter acesso a esses bens que de outra forma não conseguiriam adquiri-los. A par do beneficio da acessibilidade de bens também não nos podemos esquecer de que as lojas sociais, na maior parte das vezes, são também elas oportunidades de emprego para pessoas com necessidades educativas especiais, oportunidade de reinserção social de pessoas em processos terapêuticos devido a problemas, por exemplo, de adição, etc.
Uma das principais características das lojas sociais do Exército de Salvação, por exemplo, nos Estados Unidos da América é a existência de uma zona de café no interior das lojas aberta aos que queiram somente beber um café, mas também aos que necessitarem de falar com alguém. Com o simples pretexto de um simples café surge a oportunidade de se prestar apoio emocional e espiritual.

Para além dos muitos benefícios sociais referidos anteriormente, não nos podemos esquecer dos benefícios que a promoção da reutilização de bens pode trazer para o nosso planeta como, por exemplo, evita o consumo de energia, água e químicos que são utilizados para o processamento desses materiais, evita as emissões de dióxido de carbono associadas aos processos, incluindo as emissões do transporte de materiais, produtos e resíduos, entre outros.

Os vários exemplos de lojas que a Capitã Marta Governo partilhou na sua apresentação são fruto do empenho e dedicação que o Exército de Salvação deposita na luta por uma sociedade mais justa, mais integrada, mais sustentável, mais acessível a todos e ao mesmo tempo está na luta por um ambiente mais saudável.

 bazar social exercito de salvacao economia solidaria  bazar social exercito de salvacao economia solidaria

Imprimir

voluntariado

donativos