juntos servindo o proximo

História do Complexo Social Marinel

complexo social marinel 1

Fundado no ano de 8 de Dezembro de 1987 o Complexo Social Marinel (CSM), situa-se na Rua das Marinhas, N.º13, no local da Tomadia, na Praia das Maçãs, freguesia de Colares.
Localizado num sítio onde o crescimento populacional é visível, o Complexo Marinel encontra-se numa zona caracterizada pela sua acalmia e com uma paisagem soberba onde o mar e a praia são um dos polos atrativos da zona.

O CSM teve como principal impulsionador o Comendador Manuel Nunes Correia e a sua esposa que, através da doação de um terreno ao Exército de Salvação permitiram a construção de uma instituição capaz de colmatar algumas das necessidades sentidas na população nomeadamente, a nível da terceira idade, infância e juventude.

Desde a sua inauguração que, o CSM é dirigido por oficiais do Exército de Salvação nomeados para o efeito.
Os seus primeiros diretores foram os Majores Monteiro, seguindo-se a Capitã Handell, os Tenentes Mabel, Luís Pedro e Ana e os Majores Rudimar e Raquel Pestana, estes últimos, aqueles que mais tempos permaneceram à frente do direção do lar de 1995 a 2004.

complexo social marinel 2

O CSM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que visa apoiar a população idosa tendo como resposta social Lar de Idosos.
No dia 1 de Dezembro de 1987 é assinado entre o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa (CRSSLX) e o CSM o Acordo de Cooperação.
Enquanto resposta social de Lar de Idosos e perante, o que foi assinado no Acordo de Cooperação entre o CRSSLX e o CSM, a instituição desenvolve atividades de apoio à População Idosa (P.I.).

A resposta social integra pessoas de ambos os sexos sem distinção de cor, raça, ou religião, desinseridas do meio social e familiar e, não autónomas na satisfação das suas necessidades básicas, com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos, salvo casos excecionais a considerar individualmente.
Dada a tipologia da resposta social e no que respeita aos serviços integrados, pretende-se:

complexo social marinel 3
  1. Assegurar a satisfação das necessidades básicas da pessoa através dos vários serviços existentes nomeadamente, alojamento, alimentação, saúde, higiene, conforto e ocupação/lazer;
  2. Contribuir para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento;
  3. Favorecer os sentimentos de interação, auto - estima e segurança;
  4. Garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião;
  5. Promover a continuidade ou, o restabelecimento das relações familiares e de vizinhança;
  6. Proporcionar um ambiente familiar dentro dos padrões da fé e prática cristã.

Imprimir

voluntariado

donativos